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Néctar Consulting

transformação digital

Saiba quais tecnologias estão impulsionando a transformação digital no marketing

Em todos os setores da indústria, a transformação digital está indo muito além dos sistemas de produção e as empresas cada vez mais estão atentas à importância de adotar uma nova geração de tecnologias voltadas a oferecer uma melhor experiência ao cliente. Nos departamentos de marketing, as chamadas soluções martech ganham espaço para que as empresas fortaleçam as habilidades que permitem que as estratégias de marketing correspondam às expectativas dos clientes, que exigem das marcas nada menos do que um profundo conhecimento de suas preferências e interações personalizadas ao longo de toda a sua experiência multicanal. 

As empresas estão investindo na transformação digital no marketing para melhorar o posicionamento de suas marcas no mercado, cada vez mais focadas nas pessoas, processos e ferramentas necessárias para integrar inovadoras tecnologias que ofereçam uma visão 360º de seus clientes, baseada em dados coletados durante toda a jornada de compra.  

Mais do que nunca as áreas de marketing têm como objetivo impulsionar o crescimento dos negócios em termos de aquisição, conversão, retenção, fidelidade e geração de valor para os clientes. E somente com a transformação digital e novas abordagens para coleta, decisão e entrega de dados as empresas poderão criar experiências personalizadas, contextualizadas e dinâmicas, levando o cliente a criar profundas conexões emocionais com produtos e marcas.  

Investindo no engajamento e personalização 

A integração de dados operacionais e do marketing é um requisito competitivo no mercado atual. A coleta de dados, a integração e análise das informações serão essenciais para que os profissionais de marketing tenham êxito em suas principais atividades, desenvolvendo uma perspectiva holística do envolvimento do cliente com a sua marca em todos os canais. 

Plataforma integradas evoluíram e deixaram de ser apenas parte de um silo dentro das empresas e agora apoiam todos os processos, inclusive o planejamento das estratégias de engajamento e de personalização, entregando dados que permitem os líderes de marketing avaliarem e otimizarem seus programas em tempo real, além de projetarem e melhorarem a experiência do cliente. 

Soluções de marketing que entreguem insights de clientes alimentados por dados coletados de diversas fontes, inclusive redes sociais, estão entre as principais ferramentas usadas para prever as suas necessidades, e criar experiências personalizadas e inesquecíveis em todos os pontos de contato, que gerem fidelização de longo prazo. 

Destacando a sua marca 

A necessidade de se destacar no mercado é outro desafio que tem impulsionado a transformação digital nas empresas, com bons resultados. Pesquisa da Adobe, uma de nossas parceiras, aponta que 89% das empresas acreditam que seus esforços na implantação de soluções martech têm oferecido mais capacidade de se destacarem no mercado, cumprindo o objetivo de gerar melhores conexões com os clientes em diferentes canais e dispositivos.  

Um exemplo das possibilidades de coletar e analisar dados para entregar uma melhor experiência está no varejo. Com câmeras, sensores e ferramentas de Analytics um varejista pode rastrear e analisar o movimento em suas lojas, identificando clientes regulares e avaliando o seu comportamento em tempo real. Ao cruzar essas informações com o histórico de compras desse cliente, ele pode enviar promoções em tempo real para o seu smartphone. E, num futuro próximo, com a adoção de tecnologias de Inteligência Artificial e de Aprendizado de Máquina, poderá até prever seus desejos com base em comportamentos subconscientes e oferecer produtos que ele nem achava que precisava, mas que “caem como uma luva” naquele exato momento. 

A experiência multicanal transparente, personalizada e sem atrito, continua no e-commerce, reunindo informações em tempo real e conectando produtos e serviços relevantes em cada etapa da jornada de compra e até integrando os ambientes físicos e digitais. E também continua nas redes sociais, potencializando soluções cruzadas, como dar descontos para quem pontuar interações humanizadas com o público, garantindo melhor visibilidade da marca.

Essa capacidade de acessar e entender os dados dos clientes e usá-los para personalizar a entrega de conteúdo em diferentes canais é que diferenciar uma empresa da outra, com análises que medem efetivamente o engajamento entre canais e, finalmente, as conversões em vendas. Dessa forma, a sua empresa irá aproveitar todos os benefícios da transformação digital no marketing e construir um relacionamento verdadeiro e longo da sua marca com o consumidor, direcionando os esforços para os caminhos certos e entendendo claramente seus KPI’S, especialmente o ROI.

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