
Descubra se sua empresa está alcançando a velocidade ideal de vendas

Sem espaço para o “achismo”
A capacidade de rastrear, analisar e influenciar o funil de vendas e marketing é o que diferencia as organizações que realmente investem na otimização da gestão de vendas daquelas com uma estratégia base ada no “achismo”.
Um erro comum, no entanto, é analisar as métricas interdependentes de vendas e de marketing isoladamente. Por exemplo, supor que o sucesso nas vendas depende apenas de quantos leads são inseridos no funil apenas representa parte da imagem. E se os leads que entram no funil forem de baixa qualidade em relação aos seus clientes ideais? E se forem clientes de baixo valor? E se a taxa de conversão desses leads for baixa ou extremamente lenta para fechar?
A ideia de “velocidade de vendas” não é nova. De fato, ela é rastreada por empresas há anos. Pode ser um objetivo mensurável, um indicador chave de desempenho ou uma métrica de vendas. Chame como quiser, a velocidade de vendas é uma maneira simples, eficaz e abrangente de prever o crescimento das vendas. Transforma a conversa entre vendas e marketing em um diálogo orientado a dados com base em números concretos e mensuráveis. Ela também permite que você conduza seu processo de planejamento de orçamento, sabendo como investir em vendas e marketing nos lugares e momentos certos.
Como medir a velocidade de vendas
Defina seu perfil ideal de cliente (Ideal Customer Profile – ICP)
Uma maneira de influenciar o valor, a taxa de ganhos e a duração do ciclo de vendas das oportunidades em seu pipeline é estar ciente do seu perfil de cliente ideal. A definição de seu cliente ideal permite que você otimize a sua gestão de vendas e aumente a sua velocidade de vendas, tendo como alvo os melhores clientes.
Para operacionalizar o ICP, utilizamos soluções como um CRM cognitivo. O CRM cognitivo é uma ferramenta munida de inteligência artificial que identifica dados cruciais, baseando-se em dados operacionais e interações do cliente com a sua marca. A partir da identificação dessas informações chaves, é possível dinamizar processos de vendas e identificar padrões comportamentais do consumidor sem esforços. A I.A e o Machine Learning, por trás da solução, realizam o exercício de padronagens automaticamente, guiando seu usuário até as melhores oportunidades (ICP), apontando práticas de engajamento eficazes e alertando quais métricas necessitam de maior atenção para alcançar suas metas de vendas.
Resumidamente, para acelerar o processo de vendas é necessário seguir algumas práticas:
– Basear sua estratégia em dados
– Identificar ICP (Ideal Customer Profile)
– Utilizar ferramentas com I.A que guiem aceleradamente seus próximos passos
– Realizar testes e interações com audiência de forma rápida
– Metrificar resultados
– Investir nos melhores canais e oportunidades
– Dinamizar a retenção de clientes
– Metrificar resultados de receita
– Alavancar a referência de seu produto e serviço no mercado