Back To Top

Néctar Consulting

UX e UI: entenda a importância dessas técnicas no e-commerce!

As técnicas de UX e UI no e-commerce são essenciais para garantir a permanência do cliente no site e favorecer a conversão. Todas as lojas virtuais as requerem para garantir bons resultados em seu negócio.

Portanto, continue conosco e aprenda mais sobre o que é UI e UX, quais suas vantagens e diferenças, e as principais dicas sobre como colocar o UX e UI em prática. 

Vamos ao conteúdo?

Qual a diferença entre UX e UI no e-commerce?

A utilização de estratégias de UI e UX no e-commerce pode oferecer muitas vantagens para o negócio. Contudo, você sabe o que é UI e UX e quais são as diferenças entre essas técnicas?

User Experience (UX) se refere à experiência do usuário no site. Basicamente, são as emoções que ele sente ao navegar pela página: se é agradável ou estressante, se as cores são harmônicas, se fazem com que ele se sinta bem e se a utilização da ferramenta é fácil ou não.

Já a User Interface (UI) é referente ao design do site, a sua aparência, planejamento das ações, distribuição dos elementos. Vale destacar que toda essa disposição deve ser cuidadosamente planejada a fim de promover os melhores resultados no site.

Enquanto a UX tem o objetivo de oferecer uma melhor experiência, a UI pretende fornecer a melhor interação possível. Juntas, elas conseguem gerar clientes satisfeitos que retornarão para outras compras.

Atuação do UX no e-commerce

O e-commerce é cada vez mais utilizado pelos consumidores. Assim sendo, é necessário tomar certos cuidados para que o negócio sobreviva e continue competitivo. 

Para alcançar esse objetivo, deve-se pensar no cliente em primeiro lugar e entender o que ele precisa.

Primeiramente, o usuário busca por praticidade. Ao realizar compras online, ele não deseja apenas um produto de qualidade e uma loja que ofereça segurança na hora da compra. 

Na verdade, ele quer vivenciar uma experiência positiva do início ao fim de todo esse processo, além de efetuar uma compra rápida em um site que o permita ir direto ao ponto, sem complicações.

Essa é a experiência que o UX busca aliar ao e-commerce. Através de simplicidade de uso, layout escaneável, uso harmonioso de cores e elementos, essa técnica visa oferecer aos clientes uma experiência agradável, que o faça permanecer no site e comprar os produtos de seu interesse.

Atuação do UI no e-commerce

Da mesma forma, uma boa aplicação do UI pode garantir esse mesmo efeito na experiência do usuário. Afinal, uma interface agradável e intuitiva é um dos requisitos para reter o visitante no site.

A User Interface (UI) busca aprimorar tudo aquilo com que o usuário precisará interagir, de forma que a sua navegação seja facilitada ao máximo. Cada botão deve estar no local certo, os elementos devem ser de fácil visualização e as cores devem guiar o usuário no processo de compra.

Além disso, é função do UI garantir que todo o processo seja simples, desde o cadastro no site até o momento do checkout, passando pela busca dos produtos e adição ao carrinho de compras. 

A fim de garantir as vendas, o profissional UI deve pensar em cada detalhe do site para simplificar as ações dos clientes.

Vantagens do UX no e-commerce

Credibilidade entre o e-commerce, usuário e produto

A principal vantagem do UX para e-commerce é a sensação de confiança que transmite ao usuário

Um site mal feito, com navegação difícil ou que não utilize as técnicas de segurança básica não passa segurança ao usuário. Nesses casos, não importa a qualidade do produto: o cliente não se sentirá confiante em entregar suas informações a um site que não transmite confiabilidade.

Por isso, além de se preocupar com o produto, toda empresa precisa caprichar no layout UX

Assim combinados, o seu e-commerce oferecerá toda a credibilidade necessária para converter o acesso em vendas e fidelizar clientes.

O UX estimula a interação graças à estética

Um site com boa estética agrada o usuário e o estimula a permanecer online mais tempo. O esforço no UX do seu e-commerce consegue gerar esse desejo em seu cliente e, consequentemente, elevar as vendas.

Para gerar mais interação, a estética do site deve estimular os sentidos dos visitantes. Sons, cores bem utilizadas, escolha de fontes e vídeos são alguns dos elementos que prendem a atenção e atiçam a curiosidade.

Quanto mais tempo o cliente passar em seu e-commerce, maiores são as chances de que ele veja algo interessante para comprar – ou até mesmo comprar algo além do que planejava.

Impulsionamento de vendas

O bom uso do UX para e-commerce consegue construir uma boa experiência para o usuário e, assim, impulsionar vendas. Para isso, é necessário ter alguns cuidados na hora do desenvolvimento do site.

Os fatores do UX que favorecem essa vantagem são uma apresentação atraente e profissional, facilidade de uso, formas fáceis e seguras de pagamento, segurança do site, principalmente ao inserir informações pessoais.

O usuário, ao encontrar uma boa experiência, sente-se seguro a comprar, retornar para novas compras e, ainda, indicar amigos. Assim começa um ciclo, onde no boca a boca ocorre um impulsionamento das vendas, graças aos clientes satisfeitos com o UX do e-commerce.

Vantagens do UI no e-commerce

Visibilidade da marca

Um layout UI bem estruturado pode impactar positivamente a visibilidade da marca. As pessoas são visuais, por isso, incluir elementos do branding no layout auxilia nessa identificação.

A identidade visual da empresa deve estar presente no site em cores, formas, fontes, ilustrações, utilização do logotipo e todas as formas possíveis de referência à marca. 

O resultado deve ser natural e harmonioso para que o site passe a fazer parte do branding.

Dessa forma, os clientes se identificam e sentem-se confortáveis ao acessar. O site se transforma em uma extensão da marca, com a mesma cara e personalidade que os seus produtos.

Retenção de clientes

Uma boa experiência a partir do UI ajuda a reter clientes. A partir do momento em que ele tem uma boa experiência, ele permanecerá mais tempo no site e confiará mais na empresa.

Mesmo que o produto ainda apresente alguns problemas, o cliente sabe que a empresa está se esforçando para resolver, e aceitará esperar pela atualização ou correção.

Por isso, é importante sempre ouvir o que o consumidor tem a dizer. Se estiver recebendo muitas reclamações ou dúvidas sobre um mesmo problema, é hora de otimizá-lo e avisar aos usuários sobre essa melhoria assim que possível, com prazo para a solução do problema.

Melhora de SEO

O Google valoriza a experiência do usuário ao ranquear os sites e a interface tem grande influência nesse quesito. Confira a seguir alguns cuidados que você deve tomar para melhorar o SEO:

  • Reduza a quantidade de plugins: ao invés de utilizar vários, escolha soluções mais completas;
  • Evite links quebrados que afastem o seu cliente: cuide para que todas as páginas estejam funcionando corretamente;
  • Utilize imagens de alta qualidade: que destaquem os detalhes do produto. Além disso, não esqueça de otimizar cada uma delas;
  • Mantenha o checkout o mais simples possível: para que o processo de compra não seja muito prolongado e não cause dúvidas no cliente.

Dicas para aplicar UX no e-commerce

Facilite a navegação otimizada

Uma navegação otimizada não apenas atrai o cliente, mas também o retém e o guia para a conversão. Por isso, é importante aplicar as técnicas de UX e UI no seu negócio para atingir os melhores resultados.

Garanta ainda que o site tenha um visual atrativo, de fácil utilização. As cores devem ser harmônicas e padronizadas com a marca. A utilização deve ser simples, de fácil entendimento.

Informações importantes devem ser facilmente localizadas, assim como e as demais áreas do site não devem exigir muitos cliques. Mantenha o site simples e rápido para que o cliente compre em poucos passos.

Utilize imagens de alta qualidade

Uma das dicas de UX para marketplace a se atentar é o uso de imagens de alta qualidade, essencial no e-commerce. Dessa forma, você garante que o cliente visualize os detalhes dos produtos.

Assim, ele saberá bem o que está comprando e o seu negócio não será surpreendido com devoluções.

Nesse caso, é importante ficar atento, pois imagens em alta qualidade podem tornar o site lento

Por isso, utilize apenas as fotos que forem mais relevantes, evitando exageros. Além disso, cada imagem deve estar otimizada, o que as manterá com a mesma qualidade, porém em tamanho menor, garantindo a velocidade do site.

Portanto, utilize sites próprios para a conversão de imagens sem perda de qualidade.

Tenha um layout objetivo e funcional

O layout do e-commerce deve ser objetivo e funcional. A sua meta é causar boa impressão ao usuário, oferecer segurança, transmitir confiabilidade e convencer o cliente a comprar em seu negócio.

Um bom layout UX para e-commerce pode utilizar apenas uma coluna, tornando a navegação retilínea e previsível. O ideal é ser simples e não oferecer muitas distrações que afastem o cliente do seu objetivo.

O uso da teoria das cores também ajuda a guiar o cliente ao seu objetivo. Sua boa utilização o incentiva a finalizar a compra e o guia até o botão para a conversão.

Dicas para aplicar UI no e-commerce

Verifique a capacidade de digitalização da página

Você tem apenas alguns segundos para prender a atenção do usuário

Não importa o quão completo seja o conteúdo: o visitante observará primeiro a página em busca de algo que atraia a sua atenção. Caso não encontre, ele sairá do site!

Por isso, invista na digitalização da página. Observe os pontos onde o usuário mantém a sua atenção inicial e o conquiste nesse momento, para, assim, aumentar o seu tempo de permanência no site.

Os elementos principais devem ser visualizados nos primeiros segundos e espalhados ao longo do texto em locais de destaque. O uso de tópicos é outra grande aposta para atrair o usuário.

Minimize os esforços do usuário

Quanto mais simples for a navegação, maior será a probabilidade de conversão. Se o usuário encontrar alguma dificuldade, ele comprará no concorrente. 

Por isso, sempre minimize os esforços do seu visitante em todas as áreas possíveis.

Indique produtos relacionados ou frequentemente comprados junto a algum item visualizado. Ainda, reduza ao máximo a necessidade de cliques para executar alguma ação. 

E, finalmente, simplifique o registro no site, exigindo o mínimo de informações: cadastros muito longos afastam o cliente e o fazem desistir da compra.

Crie vídeos promocionais variados

Vídeos promocionais são uma ótima estratégia para atrair a atenção do usuário em vários de seus sentidos: áudio, visual e sonoro. Quando desenvolvidos de forma criativa são uma excelente ferramenta de marketing e uma das melhores formas de atrair novos clientes.

Há várias opções de vídeos que podem ser utilizados no site: apresentação da empresa, tutoriais sobre a utilização do produto, testemunhos de clientes satisfeitos com a marca ou vídeos de entretenimento. 

O único cuidado é que eles não sejam muito pesados para não tornar o carregamento do site muito lento.

Como justificar o investimento de UX e UI na empresa?

Entre diversos fatores, o investimento em UX e UI no e-commerce pode melhorar o retorno sobre o investimento da empresa, potencializando os indicadores de desempenho (KPI) e reduzindo custos.

O uso das técnicas UX e UI no e-commerce aumenta os indicadores de conversão de vendas e também potencializa o engajamento do usuário, que permanecerá mais tempo no site. 

Elas também favorecem os indicadores de marketing, tais como atração de leads e conversão de MQL e SQL, casos onde os usuários buscam por uma empresa que possa resolver os seus problemas ou os que já desejam comprar no e-commerce e apenas necessitam de alguma ajuda.

Lojas virtuais precisam de UX e UI, pois não só os clientes se beneficiam, como também a equipe.

Um sistema fácil de usar aumenta a produtividade dos colaboradores e os tornam mais satisfeitos e engajados com o negócio, dispostos a alcançar os melhores resultados.

Conclusão

Vimos algumas dicas sobre neste conteúdo como colocar o UX e UI em prática. Se você tem um e-commerce, considere a contratação de ferramentas de e-commerce para te auxiliar nesse processo. 

Um software bastante indicado para ajudá-lo nessa missão é a Adobe Commerce Cloud, antiga Magento. Além de todos esses benefícios citados anteriormente, a solução é totalmente flexível, extensível e dimensionável.

O investimento na qualidade do seu site vale a pena, pois atrairá novos clientes e aumentará a conversão, além de deixar sua marca muito mais atrativa aos usuários.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil. Diga pra gente o que achou nos comentários!