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Néctar Consulting

Inteligência Artificial no E-commerce: veja como funciona na prática!

Você ainda tem dúvidas sobre como utilizar a inteligência artificial no e-commerce ou se vale a pena investir nessa tecnologia? 

Saiba que ela deixou de ser uma opção e se tornou essencial para o êxito de qualquer negócio virtual.

Continue a leitura para saber como utilizar a inteligência artificial no comércio eletrônico e como o seu negócio pode se beneficiar com essa tecnologia.

O que é a Inteligência Artificial?

O ser humano tem naturalmente a capacidade de aprender, criar conceitos e tomar decisões a partir de suas observações. 

A Inteligência Artificial (IA) é a tecnologia que simula um comportamento semelhante às máquinas, ou seja, permite que elas identifiquem determinados comportamentos e aprendam a partir deles.

Para obter esse resultado são utilizados algoritmos, redes neurais artificiais, sistemas de aprendizado, entre outras tecnologias. Dessa forma, o sistema torna-se capaz de identificar padrões, desenvolver respostas, gerar relatórios e auxiliar na tomada de decisões, tudo isso sem a interferência humana.

Como resultado, são criados os chamados sistemas inteligentes, desenvolvidos especialmente para otimizar a experiência do usuário. 

Essas máquinas inteligentes podem realizar as mais diversas funções e nos auxiliar em muitas áreas. 

Podemos citar, por exemplo, a IA em carros autônomos, os eletrodomésticos inteligentes e as assistentes virtuais, como a Siri da Apple ou a Alexa da Amazon.

Como a Inteligência Artificial funciona?

São diversas tecnologias que permitem que o software seja capaz de “aprender” e realizar as funções que chamamos inteligentes. Conheça algumas delas:

  •  Machine Learning: ou “aprendizado de máquina”, em português. Esses sistemas conseguem se alterar conforme as informações que são obtidas, simulando um real aprendizado. Sua autonomia permite analisar os dados e desenvolver respostas e soluções segundo a necessidade do momento;
  •  Deep Learning: traduzido literalmente como “aprendizado profundo”, o deep learning une machine learning e big data. O vasto conjunto de informações do Big Data é computado, processado em categorias e analisado. O machine learning permite convertê-los e reproduzi-los com naturalidade;
  • Processamento de Linguagem Natural (PLN): refere-se à capacidade do sistema inteligente compreender e criar uma linguagem que se aproxima quase totalmente da humana. A expectativa é que os comandos entre usuários e máquinas se tornem verbais, sem a necessidade de interferência por botões, telas ou digitação.

Vantagens da Inteligência Artificial no E-commerce

A inteligência artificial no e-commerce beneficia tanto o comprador quanto as empresas. 

Confira a seguir as principais vantagens do uso dessa tecnologia nos marketplaces.

Melhora na experiência do cliente

A utilização da IA na jornada de compra do cliente melhora a sua experiência. Pois, o sistema identifica e reconhece o seu padrão de compra ou os produtos mais acessados e os armazena em sua memória. 

Essa informação é utilizada em suas visitas posteriores ao site, mostrando o seu perfil personalizado segundo as suas preferências.

Outra melhoria na experiência do cliente é a autonomia de ter as suas dúvidas solucionadas por um chatbot ou um assistente virtual. Sendo acessível 24 horas por dia, é uma solução muito mais rápida e eficiente para tirar dúvidas pontuais e acelerar o processo de compra.

Maior controle de interação e dados

É possível se beneficiar com a Big Data no marketplace. Cada usuário deixa no site o registro de sua interação e dados particulares. As informações são selecionadas e armazenadas para utilizações futuras.

Essas utilizações podem ser para melhorias no atendimento, melhor análise da aceitação dos produtos vendidos, controle de estoque ou até mesmo para auxiliar nas campanhas de marketing, indicando o produto correto para determinado perfil de cliente.

Esse, por sinal, é um recurso de inteligência artificial no e-commerce muito utilizado, pois as análises de comportamento do consumidor realizada pelos sistemas economizam tempo e acumulam informações preciosas para os gestores.

Aumento na segurança para os usuários

A aplicação da IA na jornada de compra do cliente garante-lhe uma maior segurança

O consumidor se sente mais confiante em inserir informações de pagamento e finalizar uma compra ao notar que está em um ambiente seguro, que se compromete com a privacidade de seus dados.

A IA no e-commerce também elimina qualquer hipótese de erro humano, dado que todos os processos são automatizados. Essa é mais uma garantia de segurança para o usuário, que pode se sentir mais confiante ao realizar suas compras, além de garantir a sua fidelidade em seu comércio virtual.

Disponibilidade 24/7

O sistema automatizado inteligente dos marketplaces garante a disponibilidade dos serviços 24/7. O site permanece no ar em todos os horários e todos os dias da semana, incluindo fim de semana e feriados. 

Dessa forma, o cliente pode realizar suas compras no momento que for mais conveniente para ele.

As lojas virtuais que utilizam assistentes inteligentes têm ainda a vantagem do atendimento a qualquer horário, diferentemente das que disponibilizam atendimento humano em horário comercial. 

O cliente não precisa esperar para ser atendido: pode eliminar suas dúvidas com a IA e finalizar a compra, garantindo a venda e acelerando o processo.

Resolução rápida de problemas

A resolução rápida de problemas é outro case de sucesso de como utilizar a inteligência artificial no comércio eletrônico. Ao trocar os atendentes humanos por chatbots ou assistentes virtuais, o atendimento torna-se muito mais rápido.

Dessa forma, o cliente não precisa aguardar em uma fila até ter um atendente livre, nem muito menos esperar o horário comercial para tirar a sua dúvida. 

Ele tem acesso ao chatbot a qualquer momento do dia e diariamente. A interação torna-se mais rápida, direto ao ponto e sua dúvida é eliminada, tornando provável o fechamento da compra.

Quais são os impactos da IA na jornada de compra?

A interferência da IA na jornada de compra do cliente potencializa a estratégia de vendas com maior agilidade e menos gastos. 

Afinal, ela guia o usuário a cada passo de sua jornada, do início ao fechamento, aumentando assim a conversão das vendas.

A experiência para cada usuário é exclusiva, graças à análise e armazenamento de suas informações pessoais, interações no site e preferências. Posteriormente, esses dados são utilizados para personalizar o seu perfil, mostrando-lhe aquilo que mais interessa.

Tudo pode ser armazenado para esse propósito: os produtos mais acessados, tempo de permanência no site, categoria visitada com maior frequência, conteúdos pesquisados, consultas ao assistente virtual, reclamações ou elogios. 

Cada uma dessas interações conseguem tornar a sua experiência ainda mais única.

Uma vez satisfeito com a compra e todo o processo, o cliente é fidelizado. Quando necessitar novamente de um produto semelhante, ele se lembrará que teve uma experiência agradável e de confiança, e passará a procurar o site sempre que precisar.

Aplicações da Inteligência Artificial no E-commerce

São muitas as aplicações da IA no e-commerce que podem facilitar o desenvolvimento dos marketplaces. 

Confira os destaques a seguir:

Vitrines de recomendação autônomas

Esse é mais um exemplo da utilização da big data no marketplace. 

As vitrines autônomas utilizam os recursos da inteligência artificial para mapear o perfil de cada visitante

Quando as suas preferências são armazenadas, elas conseguem oferecer sugestões mais personalizadas.

Tudo isso ocorre de forma automática e sem nenhuma interação humana: a inteligência analisa em tempo real o comportamento do cliente no site. Em seguida, identifica a melhor posição para a vitrine e a preenche com itens com maior probabilidade de compra para aquele determinado perfil.

Essa tecnologia permite a criação de vitrines fixas, vitrines de lançamentos ou sugestão como “frequentemente comprados junto” ou “outros clientes também compraram”, que indica ao consumidor outros produtos interessantes.

Assim, o e-commerce pode aumentar as vendas com a inclusão de produtos que não haviam sequer sido imaginados pelo usuário no início da jornada de compra.

Busca inteligente

Certamente, um dos sistemas de busca inteligente mais conhecido do público é o Google, onde podemos pesquisar sobre qualquer assunto e encontrar os resultados disponíveis na internet. 

Porém, esses sistemas também estão presentes nos e-commerces.

Os marketplaces utilizam os sistemas de busca inteligente como uma forma do cliente localizar o que deseja em seu comércio eletrônico. Em geral, esses sistemas são bastante avançados, conseguindo identificar o produto correto mesmo se houver erro de digitação.

A busca também se beneficia das informações personalizadas armazenadas pelo usuário, colocando em seus primeiros lugares resultados referentes às suas preferências, como uma determinada marca, cor ou tamanho do produto pesquisado. 

Isso facilita ainda mais a jornada de compra, pois o cliente já tem acesso ao produto específico que precisa. O resultado é um cliente satisfeito, fidelizado e uma venda garantida.

Busca por voz e busca por imagem

Outra forma de busca inteligente é o reconhecimento da busca por voz ou por imagem. 

Sendo muito utilizados pela Amazon, o usuário pode enviar uma foto do produto desejado, o sistema o identifica e mostra os resultados similares encontrados em sua busca.

Já o Ebay veio com a novidade da busca por voz, tornando possível ao usuário falar o que deseja ao invés de digitar, uma praticidade cada vez mais buscada pelo público. O sistema reconhece a voz e apresenta os resultados solicitados, tecnologia bastante difundida nos smartphones.

Embora essa tecnologia de busca ainda seja mais popular nas grandes empresas, a tendência é que ela se desenvolva rapidamente e se torne cada vez mais presente no e-commerce popular.

Atendimento por chatbot

Os chatbots já são muito conhecidos pelos usuários: são aqueles robôs que ficam no canto da tela, disponíveis 24 horas por dia para tirar todas as suas dúvidas sobre o site, produto ou empresa.

Esses sistemas conseguem identificar a pergunta feita pelo usuário e localizar a resposta solicitada em seu extenso banco de dados. Então, ele apresenta a resposta ao usuário, resolvendo a sua dúvida.

Essa é uma tecnologia muito útil, já que a maioria das solicitações são resolvidas pelo próprio robô, sem demora em filas de atendimento e sem a necessidade da interação humana. 

Em casos onde o cliente realmente precisa de auxílio humano, o robô identifica a sua necessidade e o encaminha para o setor solicitado, poupando tempo de atendimento e deixando os atendentes mais livres.

Recuperação de carrinho no e-mail marketing

Sabe aqueles e-mails que você recebe quando colocou algum produto no carrinho e não finalizou a compra? Eles também são fruto dos sistemas inteligentes em ação no e-commerce. 

Basicamente, sua utilização permite localizar o cliente e enviar lembretes, de modo a fazer com que ele termine o seu processo de compra.

Funciona da seguinte forma: o sistema identifica o carrinho que foi abandonado com produtos há algumas horas ou dias. Em outras palavras, os seus dados como perfil de compra, interações e passos executados durante a navegação são analisados. 

Em seguida, é disparado um e-mail com o conteúdo mais adequado para incentivá-lo a finalizar a compra.

Esse conteúdo pode ser um lembrete de que deixou o produto e não concluiu a compra, um prazo para comprar por aquele preço antes de o produto sofrer um aumento, uma oferta de desconto no item ou em outra mercadoria que seja comprada junto. As possibilidades são várias!

Como a IA pode ajudar a personalizar seu e-commerce

A implementação da inteligência artificial no e-commerce pode beneficiar o seu negócio, personalizando a experiência de cada usuário, tornando a sua visita ao site mais pessoal e agradável.

Com ela, é possível identificar e mapear padrões, entregando um site bastante diferente para cada cliente, com a exibição de produtos que sejam do seu interesse, que tenham sido acessados ou comprados anteriormente.

O cliente ainda conta com facilidades na busca inteligente, localizando o item desejado com maior rapidez, atendimento automatizado 24 horas, recomendação de produtos e lembretes de finalização de compra.

Conclusão

Todos esses cuidados que, à primeira vista podem parecer simples, aumentam a satisfação do cliente. 

Dessa forma, ele não apenas voltará ao site para realizar novas compras, como também o recomendaram aos seus amigos, trazendo assim novos clientes para o seu negócio.

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