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Néctar Consulting

Case de sucesso Grupo Real

Case de Sucesso: Grupo Real

Néctar Consulting implementa Adobe Commerce B2B nas marcas Real Moto Peças e Disape

O processo de decisão de compra em relações business-to-business (B2B) é normalmente mais longo passando por diferentes etapas no funil de vendas. No entanto, devido a transformação digital, o comportamento do consumidor B2B está mudando e seguindo os passos do business-to-consumer (B2C) na hora de buscar por informações, serviços e produtos.

Essa mudança do comportamento impacta cada vez mais as empresas B2B a promoverem novos modelos de negócios, e com o Grupo Real isso não foi diferente. O grupo, um dos maiores distribuidores de autopeças e acessórios para automóveis do Brasil, teve que se adaptar ao digital se não quisesse ficar atrás dos seus concorrentes; cenário que se intensificou com a chegada da pandemia do coronavírus no Brasil.

O desafio do Grupo Real

Para se reinventar, o Grupo Real foi em busca de uma ferramenta que realizasse uma loja eletrônica B2B em suas duas marcas, Real Moto Peças e Disape, para oferecer mais agilidade para os seus clientes efetuarem suas transações comerciais e digitalizar suas 19 filiais distribuídas pelo país. Como resultado desta procura, a solução que mais atendeu às suas necessidades foi a Adobe Commerce Cloud.

A preferência do Grupo Real pela Adobe Commerce foi em virtude aos diferenciais da plataforma. “A flexibilidade de personalização no e-commerce B2B foi uma de suas vantagens. Precisávamos de uma plataforma com funcionalidade multilojas capaz de atender às necessidades das nossas duas marcas, Real Moto Peças e Disape”, explica José Gomide, supervisor de marketing do Grupo Real.

Para a implementação, o Grupo Real escolheu a Néctar Consulting como parceira dessa jornada. A escolha se deu principalmente por almejar um parceiro que demonstrasse comprometimento desde o início e que buscasse entender as necessidades do negócio e do mercado de reposição de autopeças. Desde então, a Néctar tinha o seu principal desafio: entregar uma loja eletrônica B2B para as marcas Real Moto Peças e Disape em apenas 3 meses.

Implementação durante a pandemia

Por conta da pandemia do coronavírus, surgiu mais um contratempo. A equipe Néctar não podia se encontrar pessoalmente, devido às medidas de isolamento social, trazendo um cenário inédito. Como consequência, tiveram que inovar e realizaram todo o projeto remotamente por um time formado por consultores espalhados por diversos estados do Brasil, como Fortaleza, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, entre outros.  

Diante a essa situação atípica, houve a necessidade de adaptação e a criação de uma rotina. Os times passaram a se reunir diariamente, realizando reuniões internas de planejamento para acompanhamentos frequentes. De acordo com Guilherme Petry, Gerente de Projetos da Néctar, esse comportamento foi o segredo para o desenvolvimento do projeto ser bem-sucedido. “Não tivemos impedimento nenhum. Foi um time espalhado por todas as regiões do Brasil e por nos vermos remotamente todos os dias, não sentimos a distância. O costume fez bem para todo o projeto”.

Após conseguirem driblar o obstáculo de distanciamento, o tempo também era um fator importante na entrega do projeto. Em vista disso, o Grupo Real formou uma equipe de TI interna para trabalhar junto com a equipe Néctar na integração dos diferentes sistemas de backend. Para o Gerente de Projetos da Néctar, essa união não foi um impedimento, “não existia time Néctar ou time Real, era um time único”.

Além da colaboração da equipe Real, a equipe Néctar teve outro benefício: José Gomide como sponsor. O supervisor de marketing do Grupo Real foi a figura-chave para a realização do projeto. Segundo Petry, “por ser responsável pelo projeto, ele sempre esteve muito presente. A comunicação foi excelente, o clima sempre muito leve desde o início até a entrega”.

Gomide concorda com Petry sobre a comunicação e destaca o relacionamento do Grupo Real com a Néctar um dos pontos altos do projeto. “A peça-chave do projeto foi a união das equipes. A comunicação fluía tão bem que mesmo com os problemas que surgiram pelo caminho, todos foram resolvidos rapidamente”. O supervisor de Marketing do Grupo Real ainda acrescenta que por conta desse motivo foi possível realizar o e-commerce B2B com êxito dentro do prazo estabelecido.

O resultado da parceria entre as empresas

Do cliente que precisava contatar um atendente para finalizar a compra, a um canal digital B2B que é possível realizá-la em apenas um clique, agora o Grupo Real levará muito mais agilidade e praticidade aos seus compradores, e conquistará um lugar de destaque no segmento em que atua. A expectativa da companhia é que a loja eletrônica B2B das marcas consiga atender todos os clientes de sua base, e que sejam responsáveis por 5% das vendas do Grupo Real ainda em 2021. Tudo isso graças à implementação de um e-commerce B2B condizente com suas especificidades, de fácil implementação e utilização.

A parceria entre Néctar e Grupo Real não se encerrou com a implementação. Pensando em melhorar ainda mais experiência do cliente Real, a companhia pretende realizar novas ondas e implementar diversos benefícios no seu canal digital, como serviços de garantia, serviços financeiros, pedido com diferentes filiais, entre outros.